T.A.L.E.N.T.O - Torne-se um Profissional Indispensável
Conforme foi comentado, será apresentado abaixo 7 características importantíssimas para que consigamos nos tornar profissionais INDISPENSÁVEIS para as empresas e/ou mercado de trabalho.
O professor Jeferson Gonçalves criou, dentro da sua experiência com Treinamentos Comportamentais, um acróstico com a palavra T A L E N T O - e a partir de suas letras criou estas características que julga srem as mais importantes para sua ascenção profissional.
A primeira característica é a palavra TEMPO formada pela letra " T "
T.A.L.E.N.T.O
E
M
P
O
O tempo que trago aqui não é o como administrar o tempo, mas sim entendermos que ele está do nosso lado, caso saibamos onde queremos chegar. Por que digo isto ? Porque com o passar dos anos, tem aumentado consideravelmente a oferta do mercado consumidor e juntamente com o avanço tecnológico, das novas tecnologias, o que positivamente nos facilitou uma série de fatores, porém, negativamente, tem feito com que percamos, de certa forma, a noção do tempo, pois ao contrário do que viviam nossos pais, hoje criamos uma noção do tempo diferente, pois ficamos cada vez mais estressados, impacientes querendo que as coisas acontecem do dia para a noite. É preciso que entendamos que o TEMPO está do nosso lado. Existe uma frase, de autor desconhecido, que diz: Deus não faz as coisas de acordo com os nossos desejos, mas sim do Dele. Portanto, trabalhe mas espere que logo acontecerá.
Bom, não basta dizer que devemos aguardar o tempo e a Deus, mas sim planejarmos o que queremos. Esta, então, é a segunda caraterística que trago - PLANEJAMENTO
P
L
T.A.L.E.N.T.O
N
E
J
A
M
E
N
T
O
Se fizermos uma pergunta a você agora como: ONDE VOCÊ QUER ESTAR DAQUI A 5 OU 10 ANOS COM RELAÇÃO A SUA VIDA PROFISSIONAL E/OU PESSOAL, provavelmente você me responderia que SIM. Mas se fizesse uma segunda pergunta: VOCÊ TEM ESTE PLANEJAMENTO ANOTADO OU SALVO EM ALGUM LUGAR E O CONSULTA REGULARMENTE ?
Faço esta pergunta porque INFELIZMENTE não temos a cultura de planejarmos nosso sonhos e desejos, os matemos geralmente em nossa memória. Este é o grande erro, pois na época em que vivemos(da informação) somos espantosamente alvejados de ofertas, notícias, promoções, ideias e conselhos que facilmente nos fazem MUDAR DE OPINIÃO, nos levando futuramente a nos frustrar com nossas próprias escolhas. Para que nossas escolhas nos causem o mínimo de frustração, é preciso que se faça um planejamento escrito ou salvo em arquivo e que possamos acompanhá-lo semanalmente, assim como é feito dentro das organizações chamados de Planejamento Estratégico.
Abaixo, deixo um modelo de Planejamento Estratégico Individual para que você possa usá-lo como parâmetro.
O título de seu planejamento será -
COMO EU QUERO ESTAR DAQUI A 5 ANOS COM RELAÇÃO A:
- Vida Profissional
- Vida Pessoal
- Saúde
- Comunidade
Este modelo de planejamento é utilizado nos Estados Unidos e você o preencherá colocando ao lado dos ítens seu desejo e tentará criar como cultura consultá-lo semanalmente para entender se estará o seguindo fielmente.
Não tente guardá-lo apenas em sua memória, pois a mídia ou qualquer outra força pode fazê-lo trocar de caminho e isso poderá frustrá-lo futuramente. E o pior, a culpa será exclusivamente sua pelo simples fato de se deixar influenciar.
Estando, então, com seu planejamento em mãos, agora precisamos começar a exercitar para tentar criar também como cultura uma das maiores dificuldades que o ser humano tem - A DISCIPLINA - Se pegarmos e tentarmos lembrar quantas e quantas vezes iniciamos algo e numa média de 3 a 4 meses deixamos de fazer este algo( UM REGIME, UMA FACULDADE, UMA ACADEMIA, UM CURSO, UM RELACIONAMENTO) porque começamos a encontrar alguns obstáculos e por ser inerente do ser humano, começamos a nos acomodar e perder a motivação para continuar fazendo este algo. E o que fizemos então ? Criamos um culpado: dentre eles podemos citar vários - o governo que não ajuda, os colegas e/ou o chefe que não facilita, a faculdade que eu estudo que tem os piores professores do que a que o meu amigo estuda, a empresa que não me reconhece, etc, etc etc. Precisamos entender que uma significativa parte(a maior dela) de não alcançarmos os nossos objetivos, é devido a nossa desistência em um tempo muito pequeno.
D
I
S
C
I
P
T.A.L.E.N.T.O
I
N
A
Portanto, ao contrário de muitos dos que encontramos por aí, abasteça-se de ideias produtivas, de pessoas bem humoradas e positivas, de leituras estimulantes, de histórias vencedoras e principalmente se abastece de DISCIPLINA.
Gosto muito de uma frase que diz: QUANDO O HOMEM BAIXA A CABEÇA E DIZ - EU DESISTO - DEUS TAMBÉM BAIXA A CABEÇA E DIZ - PERDI MAIS UM
Gostaria de iniciar esta quarta característica falando na crença que temos em Deus. Que Ele nos fortalece quando Nele cremos. Você acredita em Deus ? Acredita que ele pode te ajudar ? Eu sim.
Mas não é só isso.
Falo acima em Deus porque quero levá-los a reflexão de que quando falamos: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS - isso quer dizer que está dentro de nós também.
E este Deus interior, que está dentro de nós, chama-se ENTUSIASMO. E esta é a nossa quarta característica.
T.A.L.E.N.T.O
N
T
U
S
I
A
S
M
O
O grande filósofo Sócrates possuia uma técnica chamada - MAIÊUTICA - ele observava o trabalho de sua mãe, que era parteira, e com o tempo começou a entender que o que estas mulheres tinham de mais precioso em suas vidas e faziam de tudo por este bem precioso, era tirado de dentro delas. Baseado nesta observação, ele começou a tentar levar as pessoas a entenderem que o que elas gostariam de ter, aquilo que elas gostariam de ter como tesouro, deveria ser tirado de dentro de si mesmo. Que devemos invocar este Deus interior - O ENTUSIASMO - para que possamos nos tornar imbatíveis, nos tornarmos imunes a pessoas que alimentam ou invocam outros deuses - UM DELES O PESSIMISMO - e possamos nos manter constantemente entusiasmados.
Mas lembre-se sempre: NINGUÉM CONSEGUE SE MANTER ENTUSIASMADO PARA SEMPRE SE NÃO SABE ONDE QUER CHEGAR, ou seja, precisamos primeiramente ter a segunda característica definida para depois então invocarmos este Deus que nos mostrará constantemente o porquê devemos nos manter assim sempre.
Estamos vivendo numa época chamada - A ERA DA INFORMAÇÃO - Uma era a qual temos acesso muito fácil a informações das mais variadas espécies, não importando se é interessante para mim ou não, mas temos acesso a elas. Tendo acesso a todas estas informações, criamos uma significativa visão EQUIVOCADA do que é estar informado. Passando assim, a entender que para nos mantermos no mercado de trabalho competitivo, precisamos ter acesso a toda e qualquer informação, precisamos saber falar e discutir sobre todo e qualquer assunto, pois senão, estaremos fora do mercado.
Primeiramente precisamos entender que esta é uma visão míope da época em que vivemos. Em segundo lugar, precisamos começar a praticar a filtragem destas informações e principalmente a repassagem destas informações aos outros. E esta então é a quinta característica que precisamos desenvolver - SERMOS COMUNICADORES.
C
O
M
U
T.A.L.E.N.T.O
I
C
A
D
O
R
O que temos observado nestes anos trabalhando com treinamentos comportamentais, em específico este de Desinibição e Oratória, é que nós, seres humanos, estamos nos tornando cada vez mais críticos, mais questionadores das realidades que chegam até nós. Estamos criando uma capacidade monstruosa de criticar, porém, esta capacidade de crítica se dá apenas quando estamos em grupo. O que é bom, mas quando temos que externar nossas opiniões e críticas, INDIVIDUALMENTE, encontramos uma enorme dificuldade de nos expressarmos, de expor os nossos pensares e também de repassar uma informação de uma forma eficaz, entendível, por ter esta dificuldade.
Quando trago a característica - COMUNICADOR - trago com o objetivo de nos alertarmos o quanto precisamos exercitar a nossa capacidade de nos comunicar. Seja numa entrevista de seleção, onde não conseguimos falar de nós mesmos, seja numa reunião de trabalho, onde não conseguimos expor as nossas opiniões na maioria das vezes por medo de sermos ridicularizados ou seja numa reunião com a minha equipe de trabalho, a qual eu coordeno, e que não consigo repassar as informações de uma forma clara, por não sair de dentro o MEU óbvio de achar que sou o maior comunicador do mundo e não levando em consideração a capacidade de absorção e de aprendizagem do meu interlocutor.
Não seja uma pessoa COMUNICATIVA, aquela que se faz entender mas não agrega ao outro a sua informação. Ex: piadistas de festas de final de ano da empresa, colegas que tentam ser engraçados, e o são, porém, não trazem significado em sua fala. Seja um COMUNICADOR, uma pessoa que expõe a sua opinião de forma impactante, de forma firme, de forma convincente, de forma entendível e principalmente que traga em suas palavras SIGNIFICADO ao outro. Para isto, precisamos de duas coisas. ARGUMENTO E PAIXÃO.
Bom amigos, para apresentar a sexta característica, lhe faço mais uma pergunta: COMO OS OUTROS TE VEEM ? Faço esta pergunta para analisares como anda o seu NETWORK.
N
E
T.A.L.E.N.T.O
W
O
R
K
Network nada mais é, numa tradução bem livre, REDE DE RELACIONAMENTOS, REDE DE CONTATOS. Tenho acompanhado as redes sociais e tenho percebido o quanto temos a preocupação de cada vez mais aumentar a nossa rede de amigos, de pessoas que nos conhecem e constantemente temos a necessidade de postar algo em nossa rede para que todos saibam o que estou pensando ou fazendo. Concordo que estas redes vieram para agregar, para que possamos realmente usá-las em nosso benefício, mas infelizmente não é assim que muitos a utilizam.
É preciso que se utilize estas redes para fazermos com que as pessoas nos vejam como referência, como pessoas que fazem parte de uma rede que acrescenta algo para o grupo, de pessoas que ao terem uma oportunidade de trabalho em vista, possam lembrar de alguém dentro da minha rede que constantemente se destaca trazendo ideias, discussões atraentes. Salvo quando entro em uma rede a qual meu objetivo principal é simplesmente informalidade. O que mesmo assim devemos ter cuidado com a imagem que criamos ao nosso interlocutor.
Pensamos, de uma forma equivocada muitas vezes, que ser conhecido é ser o centro das atenções, é ser a pessoa que tem muito mais amigos na rede do que todos nelas contida. Ledo engano, pois podemos estar sendo vistos como pessoa simplesmente COMUNICATIVA e não digna de ser indicada para uma vaga, por exemplo, ou seja, sou visto pelo meu amigo como um excelente amigo para conversar, mas não para ser indicado para uma vaga, pois não mostrei o meu lado profissional, comprometido, responsável, apenas o meu lado amigo.
Portanto, crie um NETWORK forte, um NETWORK que o tenha como pessoa referência, pessoa digna de ser lembrada em momentos importantes. Não seja para sua rede um TARTARUGA NO ARAME. Leia este artigo na guia ARTIGOS e entenda.
E por último, trago a característica INOVADOR. O mercado precisa de pessoas mais inovadoras, pessoas que estejam a frente da maioria, pessoas que busquem constantemente a nova ideia, a informação que o outro não tem, a solução que o outro não tem.
I
N
T.A.L.E.N.T.O
V
A
D
O
R
Infelizmente cultivamos uma cultura ASSISTENCIALISTA, uma cultura baseada no seguinte pensar: SE NINGUÉM FEZ, PORQUE EU DEVERIA FAZER ? Esperamos então que alguém resolva para que depois então eu possa criticar.
Precisamos exercitar a pesquisa, a leitura, a busca incansável da solução de algo, o pensar de que tudo há uma solução e que precisamos apenas estudar para encontrá-la. Num primeiro momento seremos rotulados como insanos, loucos ou necessitados de tratamento, porém, se tivermos bem embasados podemos utilizar nossa característica de COMUNICADOR para convencer o outro e fazê-lo trocar de ideia e aceitar a nova que trago. Mas para isto, preciso ter DISCIPLINA, ter ENTUSIASMO e pricipalmente ter PLANEJAMENTO.
Finalizo aqui as características principais para se tornar um profissional indispensável. Peço que todos releiam estas características e criem a cultura de tê-las constantemente em seu dia-a-dia.
Tenham todos muito sucesso.
Abraço!
Professor Jeferson Gonçalves